Curso CELU


O que é?

O CELU é o exame argentino de domínio do idioma espanhol como língua estrangeira que existe desde junho de 2004 e possui o aval do Ministério de Educação, Ciência e tecnologia da Republica Argentina. O certificado é aceito pelo Ministério de Educação (MEC) do Brasil e a prova tem como objetivo avaliar o desempenho de falantes não-nativos em língua espanhola.

O CELU surgiu em resposta à demanda dos estrangeiros que residem na Argentina, estendendo- se, posteriormente, àqueles que estudam a língua em outros países. São os brasileiros os principais postulantes ao exame. Esta certificação é oferecida pelo Consórcio Interuniversitário Espanhol Língua Segunda ou Estrangeira (ELSE), que reúne mais da metade das universidades nacionais argentinas.

O certificado também é aceito desde maio de 2006, como comprovação de proficiência em língua espanhola, conforme as normas e procedimentos dos cursos de pós-graduação da FFLCH/USP. Para que tenha essa validade, o candidato deve atingir o nível Intermediário.

Que níveis tem o CELU?

Todos os candidatos ao CELU realizam um mesmo exame e recebem um dos três níveis: Básico, Intermediário ou Avançado. Assim, ao inscrever-se, o postulante não necessita encaixar-se em um nível pré-determinado. De modo que o exame avalia o desempenho e, não, o grau de conhecimento da língua.

Como o exame CELU tem por objetivo certificar o desempenho de um falante de espanhol como língua estrangeira em ambientes de estudo e trabalho, não se emite certificado de nível Básico ao candidato que o atinge, pois se considera que somente a partir do nível Intermediário o falante pode comunicar-se satisfatoriamente em tais ambientes.

Descrição geral dos níveis conferidos pelo exame CELU

Nível Intermediário

O usuário de Nível Intermediário é capaz de desempenhar-se com certa fluência e naturalidade em situações familiares, sociais e de serviços, mesmo vacilando em contextos desconhecidos. Desempenha-se de maneira aceitável em âmbitos de trabalho e estudo. Este nível é considerado o limiar universitário.

  • Redige cartas, instruções, relatos, ensaios, artigos de opinião, relatórios em geral.
  • Compreende textos orais e escritos de difusão jornalística de diferentes variedades dialetais e pode distinguir o estilo formal e informal. Entende a expressão de desejos, conselhos, ordens e diferentes pontos de vista em uma discussão.
  • Pode dialogar, narrar, expressar e compreender desejos, pedidos e ordens, fundamentar uma opinião e discutir a opinião de outro. Utiliza o registro formal e informal.

Nível Avançado

Desempenha-se confortável e espontaneamente numa ampla gama de situações familiares, sociais, trabalho e acadêmico. Compreende a informação geral e de detalhe, os implícitos e as opiniões enunciadas em textos de diferentes gêneros. Compreende o humor e a ironia, exceto quando desconhece referencias culturais especificas.

  • Redige textos claros, precisos e adequados: cartas formais e informais, instruções, relatos, ensaios, resumos, artigos de opinião, relatórios de trabalho ou acadêmicos.
  • Pode interagir fluentemente com falantes nativos de diferentes variedades dialetais, embora perca alguns detalhes. Pode expor um assunto frente ao publico e intervir ativamente em conversas discussões formais e informais entre falantes nativos.

Para ampliar a informação relativa aos exames CELU, consulte www.celu.edu.ar


Curso de espanhol CELU

Curso específico para superar o CELU

A Espanhol Virtual oferece os cursos de preparação para o CELU ao longo de todo o ano, sendo que as provas oficiais são aplicadas em cada semestre nos meses de junho e novembro.

Os cursos de preparação para o CELU são específicos para proporcionar reforço nas diferentes destrezas, informação prática e assessoramento para a realização das provas oficiais.

O exame oficial compõe-se de:

  • Quatro atividades escritas, com propósitos semelhantes aos do uso da língua na vida cotidiana;
  • Uma entrevista oral, na qual se desenvolve uma conversação de 15 minutos, a partir da apresentação de um tema.
São exemplos de atividades escritas: escutar uma entrevista de rádio e escrever uma notícia; escutar um programa de rádio e escrever um artigo; ler um artigo jornalístico e escrever uma carta familiar; ler um folheto e escrever uma “carta do leitor”; ler um artigo de difusão e escrever um anúncio de publicidade.

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